Allan Kardec, ou Hippolite Léon Rivail, nasceu em Lyon-França, no dia 03 de outubro de 1804. Em 1855 professor francês de aritimética, pesquisador de astronomia e magnetismo, foi , a convite de um amigo, ver de perto certas manifestações que ocorriam nos salões da capital francesa. Rivail, discípulo de Pestalozzi - pai da pedagogia moderna, já ouvia falar sobre o fenômeno das mesas girantes e não entendia bem o que estava acontecendo.
O professor participou então, de algumas reuniões e percebeu que muitas das respostas obtidas através do movimento das mesas - que apontavam para letras, formando frases, eram desconhecidas dos demais presentes. Concluiu que, como as mesas eram inanimadas, alguma força, algum tipo de inteligência invisível, faziam-nas mexer, fazendo-as responder aos questionamentos dos presentes.
Foi um dia que um espírito invisível dizendo ser o Espírito chamado Verdade,dirigiu-se a Rivail, dizendo-lhe que ele, Rivail, tinha uma missão a desenvolver, que seria a codificação de uma nova doutrina.
Atento aos dizeres do espírito acabou por aceitar a missão.
O Espírito de Verdade disse-lhe ser de uma falange de Espíritos Superiores que vinham até os homens cumprir uma promessa de Jesus, no Evangelho de João, capítulo XIV, versículos 15 a 26: "E eu rogarei a meu Pai e ele vos dará outro consolador , para que fique convosco para sempre, o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque habita convosco e estará em vós...mas, aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
Através dos Espíritos, Rivail descobriu que em uma de suas encarnações anteriores fora um sacerdote druida, de nome Allan Kardec - resolveu então adotar este pseudônimo durante a codificação, para não influenciar no julgamento das pessoas, pois tratava-se de uma pessoa de alta credibilidade como educador e como ser humano.
A partir daí foram 14 anos de dedicação e organização da Doutrina Espírita. Os trabalhos foram elaborados, inicialmente, com base em perguntas e respostas aos Espíritos. Kardec utilizou-se de vários médiuns para este intercâmbio.
As mesmas perguntas respondidas pelos Espíritos através dos médiuns eram submetidas a outros médiuns, em várias partes da Europa e América. Assim o codificador viajou por cerca de 20 cidades. Isto para que as colocações dos Espíritos tivessem a credibilidade necessária, pois estes médiuns não mantinham contato entre eles, somente com Kardec.
Assim, Allan Kardec preparou o lançamento das cinco Obras Básicas da Doutrina Espírita, a Codificação, tendo início em 1857 com o "Livro dos Espíritos".
Durante a codificação, Kardec lançou um periódico mensal chamado "Revista Espírita", em 1858. Nele comentava notícias, fenômenos mediúnicos e falava da divulgação e crescimento da doutrina.
No mesmo ano, Kardec viria a fundar a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869, aos 65 anos, vítima de um aneurisma. Sua participação foi crucial
para a organização e divulgação dos ensinos do Espírito de Verdade.
Kardec, deixou-nos as seguintes Obras Básicas:
- O Livro dos Espíritos (1857)
- O Que é o Espiritismo (1859)
- O Livro dos Médiuns (1861)
- O Evangelho segundo o Espiritismo (1864)
- O Céu e o Inferno (1865)
- A Gênese (1868)
- Obras Póstumas (1890)